"Queremos criar entre 500 a 600 empregos nos próximos três anos no ecoparque" - Diamantino Sabina.

2016-06-14 11:19

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O presidente da Câmara de Estarreja fala em dinamismo económico com capacidade para continuar a gerar a criação de emprego. Diamantino Sabina discursou no Feriado Municipal para apresentar os investimentos em curso.

Além da política fiscal que procura atrair investimento, o autarca diz que há outras ações que qualificam as áreas industriais com o Ecoparque empresarial à cabeça.

A venda de lotes gerou 2,8 milhões de euros de receita com a instalação de seis novas empresas e a expansão de cinco já instaladas. "São anos de criação de emprego com boas perspetivas de futuro", salienta Diamantino Sabina (com áudio).

O autarca anunciou o aproveitamento da antiga Escola Padre Donaciano de Abreu Freire, atual Ciclo Criativo, para a instalação de um pólo do conservatório de música de Aveiro e um Micro MBA a cargo da Sociedade Portuguesa Neurorradiologia e Universidade de Aveiro.

"Já no próximo ano estará lá um pólo do conservatório e um micro MBA na área da saúde. É lá que estão cursos do IEFP, cursos de formação e a incubadora”.

O autarca aproveitou o Feriado Municipal para anunciar um novo modelo para o Carnaval. "A intenção é continuar nesta senda evolutiva, inovando, crescendo, cooperando, dando sentido às palavras vale a pena viver em Estarreja".

No primeiro discurso como presidente da Assembleia Municipal de Estarreja, Gonçalo Costa apelou a uma maior intervenção na área da saúde. “Realizámos um inquérito às populações de Canelas e Fermelã, verificando que 97% dos 400 inquiridos considera que o acesso aos cuidados de saúde primários piorou com fecho das extensões de saúde”.

Gonçalo Costa defende o investimento em novas Unidades de Saúde Familiar. “Nestes casos, com o diálogo de várias instituições assinou-se um acordo de transporte de utentes. Sei que não é solução definitiva, que passa, essa, por devolver as extensões encerradas. Contudo, a Unidade de Saúde Familiar (USFF) Terras do Antuã, em Salreu, tem indicadores de qualidade inquestionáveis, pelo que a transformação do centro de saúde de Estarreja em USF deverá ser uma prioridade”.

O feriado fica marcado pelas homenagens a alunos, desportistas e funcionários autárquicos. A medalha de mérito municipal foi entregue a Belmiro Pinto da Silva, ex-ciclista que coincidiu na estrada com Joaquim Agostinho, e a Fernando Oliveira Lemos, especialista na área da hidráulica.

O antigo ciclista deixou a palavra de incentivo aos mais jovens. “Algum dia me passava pela cabeça por estar numa cerimónia destas... Juventude: não olheis para trás. Deixai o que não faz falta, alguns vícios, e vamos em frente porque quando queremos somos capazes”.