'PSD/CDS deixaram Hospitais do norte do país sem radiologistas durante a noite' - BE.

2015-12-26 20:21

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Bloco de Esquerda acusa o Governo PSD/CDS de desenvolver uma política de austeridade durante quatro anos, "que se traduziu em cortes cegos nas áreas e serviços públicos mais necessários às populações".

Na Saúde "são conhecidos cada vez mais exemplos onde falta capacidade para dar uma resposta imediata a determinados casos. Essa incapacidade é consequência da deterioração das condições de trabalho dos profissionais e de cortes no funcionamento dos serviços", é referido em comunicado.

O Presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos veio denunciar publicamente que o Norte do país "não tem radiologistas a partir das 24h00, mesmo no caso de Hospitais considerados ‘final de linha’ ou com urgência polivalente (como o Hospital Santo António, o Hospital S. João ou o Hospital de Gaia).

Esta situação "é gravíssima porque a partir da meia noite nenhum destes Hospitais está em condições de recorrer a meios complementares de diagnóstico que podem ser essenciais para um melhor e acertado diagnóstico. Em muitos casos, os hospitais recorrem à telerradiologia, uma alternativa de recurso e que apresenta muitas limitações".

As consequências da falta de radiologistas durante as madrugadas na região Norte do país "podem ser muitas e de enorme gravidade para os doentes: erros ou atrasos nos diagnósticos, o que pode impedir que os hospitais e as suas equipas médicas respondam com prontidão a situações urgentes e emergentes". O Bloco de Esquerda considera que a falta de radiologistas no Norte durante a madrugada "diminui a capacidade de resposta do SNS e pode colocar em risco os doentes urgentes e emergentes, pelo que é necessária a imediata resolução deste problema".