PSD pede explicações sobre encerramento de balcões da Caixa Geral de Depósitos.

2017-03-15 10:47

Categoria: 

Concelho: 

Deputados do PSD exigem do governo explicações sobre encerramento de balcões da Caixa Geral de Depósitos e querem saber quais os balcões destinados ao encerramento.

Os deputados eleitos por Aveiro, através do seu coordenador, António Topa, exigem explicações do governo sobre os critérios que levarão ao encerramento de diversos balcões da Caixa Geral de Depósitos no distrito de Aveiro, em 31 de março, nomeadamente os da Branca (Albergaria-a-Velha), Cucujães (Oliveira de Azeméis) e S. Bernardo e AIDA (Aveiro).

Através de Perguntas e um Requerimento dirigidos ao ministro das Finanças, os parlamentares social democratas manifestam preocupação pelo anunciado encerramento dos quatro referidos balcões, e de outros, a anunciar para depois de junho.

António Topa sublinha que os encerramentos “eliminarão um serviço financeiro de interesse público, contrariando os objetivos inscritos no programa do XXI Governo Constitucional, que está a provocar, naturalmente, grande preocupação junto da população, designadamente junto das faixas etárias mais idosas ou com mobilidade reduzida, para quem o encerramento de um serviço de atendimento de proximidade e personalizado, baseado na relação de confiança com o gestor de conta, faz efetivamente a diferença”.

Depois de justificar caso a caso a importância dos balcões nas freguesias em que se encontrar localizados, os deputados falam do caso do balcão da Associação Industrial. “Quanto à agência da AIDA, sublinha-se que existe há vários anos, servindo populações das freguesias de Eixo e Eirol, Esgueira e Santa Joana, que totalizam cerca de 28.000 habitantes, “localizando-se em zona com uma forte dinâmica empresarial, inserido no seio da Zona Industrial de Taboeira geradora de um movimento muito elevado”.

Ainda em Aveiro, o balcão da CGD de S. Bernardo, é, para os deputados do PSD, “uma referência desde há muitos anos, servindo a população da freguesia com cerca de 5.000 habitantes”, localizando-se em zona com uma forte dinâmica empresarial e social.

Os deputados do PSD/Aveiro querem saber se o Governo tem conhecimento do plano e dos critérios de avaliação usados para análise e seleção dos balcões a encerrar no distrito de Aveiro e, no caso de confirmar-se o encerramento dos referidos balcões, qual foi o critério ou critérios que o justificaram. O acautelamento dos postos de trabalho é outra matéria sobre a qual foram pedidos esclarecimentos.