PSD aguarda pela intervenção da Câmara de Águeda no processo dos contratos de associação.

2016-06-28 15:04

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O PSD de Águeda congratula-se com as noticias sobre o apoio do Presidente da Câmara Municipal de Águeda à luta do Instituo Duarte Lemos pela renovação de contrato de associação e aguarda pelas diligências que o Executivo Municipal de Águeda garantiu publicamente efetuar para ajudar à manutenção desta Escola instalada na Trofa e que serve as Uniões de Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira, Trofa, Segadães e Lamas do Vouga, bem como de parte da freguesia de Macinhata do Vouga;

A deliberação em Assembleia Municipal sobre o tema é que não agradou aos Sociais Democratas que dizem ter essa iniciativa sido chumbada por falta de apoio do PS. Era uma moção que manifestava o seu “veemente repúdio à decisão tomada pelo Governo e que compromete a continuidade do Instituto Duarte Lemos como escola integrada na rede escolar educativa do concelho de Águeda”.

Nesse documento era recomendado à Câmara Municipal de Águeda que exigisse ao Governo o cumprimento do Contrato de Educação e Formação Municipal de 2015, assinado com o Ministério da Educação, sobre a reorganização da rede escolar com o envolvimento de autarquias e escolas.

Recomendava, ainda, à Câmara Municipal de Águeda que promova todos os esforços no sentido de assegurar a continuidade do Contrato de Associação com o Instituto Duarte Lemos, respeitando desta forma as deliberações da Assembleia Municipal, nomeadamente as vertidas na Carta Educativa em vigor do Concelho de Águeda, aprovada pelo Município e que prevê a existência de um Estabelecimento de ensino de tipologia EB 2+3 nessa zona do concelho.

O IDL, escola com 590 alunos e 52 funcionários, está segundo o PSD em risco podendo perder mais de 200 alunos caso perca entre 8 e 10 turmas. Os Sociais Democratas temem pelo encerramento.