PS: "Se houvesse referendo em Portugal estou convencido que ganhava o queremos ser europeus" - Francisco Assis.

2019-05-06 17:17

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Francisco Assis acredita que a vocação europeista dos países que integram a UE não será colocada em causa mesmo com o avanço de visões mais extremistas.

O Eurodeputado socialista esteve na Gafanha da Nazaré numa aula da Universidade Sénior dedicada às Eleições Europeias e ao futuro da Europa.

Não acredita em modelos federalistas mas antes em "modelos que equilibram diferentes soluções". Assis acredita, ainda, que as famílias políticas de PS e PSD vão manter posições a par de outros Partidos europeistas.

Apesar de algumas críticas que são frequentes entre os cidadãos às políticas da UE, acredita que caso surgisse um referendo em Portugal o resultado seria bem diferente do referendo inglês. (com áudio)

Francisco Assis está otimista quanto ao futuro da Europa. Lembra que mesmo em setores mais críticos há hoje realidades não comparáveis com o período pré-Europeu. Fala da agricultura e ambiente como "sinais dessa mudança".

Deixou uma visão sobre a capacidade dos portugueses credibilizarem as suas posições junto de instâncias internacionais, quanto ao défice. Deu méritos a Passos Coelho e António Costa por serem rostos de uma política que segue os mesmos objetivos. Portugal é um país que está a aprender a valorizar o equilíbrio financeiro. (com áudio)

'União Europeia: que futuro?' foi o mote para a intervenção do socialista Francisco Assis que vê nas migrações um dos grandes desafios. O investimento europeu em países africanos, o controlo da pirataria e das máfias que controlam as migrações e a gestão ordenada do acolhimento em países europeus são os pilares da política que gostaria de ver debatida. (com áudio)