PS quer mais ação em questões ambientais no concelho de Aveiro.

2016-08-03 16:58

Categoria: 

Concelho: 

O Partido Socialista de Aveiro faz balanço a questões ambientais e deixa recomendações à autarquia e entidades privadas com capacidade de influenciar a melhoria de indicadores.

No rescaldo de uma visita à freguesia de Eixo, a equipa de Manuel Sousa salienta que há lacunas em matéria ambiental, ordenamento do Rio Vouga e consequente prevenção na qualidade de vida das povoações que vivem e trabalham na região do baixo Vouga. A proteção dos terrenos agrícolas e o cuidado com as margens surge como aposta necessária e o PS diz que se trata de “uma obra de urgente acabamento”.

Numa semana marcada por questões do ambiente, o PS fala da morte de peixes na Baixa de Santo António para defender a “averiguação” necessária como forma de conhecer a origem do problema. “No verão de 2013, no Lago do Parque (Infante D. Pedro), sucedeu algo semelhante”.

Ações de limpeza junto à estação de caminho-de-ferro, na R. Clube dos Galitos (paragem de autocarros), em cemitérios e na área do canal de S. Roque são consideradas prioritárias atendendo à quantidade de pessoas que se movimentam nestas áreas.

O tempo de obras em zona urbana também é encarado como “incómodo ambiental e na qualidade de vida”, com reflexos diretos no comércio e economia local. “A vigilância sobre licenciamentos, quer em termos de ocupação do espaço com esplanadas quer no ruído produzido, está aquém do que seria desejável. As viaturas de emergência fazem autênticas gincanas para chegar aos pontos de socorro; os habitantes locais manifestam apreensão e bastante desconforto com as várias situações ocorridas na Praça do Peixe, Praça 14 de julho e ruas adjacentes”.

O PS que termina a análise com apelo à divulgação de dados sobre a monitorização e controle da qualidade de processamento na Estação de Tratamento Mecânico-biológico, em Eirol-Requeixo-Nossa Senhora de Fátima. “As entidades mostrariam eficiência e as populações ficariam tranquilas, o que não se verifica”.