PS quer fomentar debate sobre educação e apela ao debate sobre a Carta Educativa.

2016-10-12 10:55

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Partido Socialista quer a educação na agenda política de Aveiro e manifesta disponibilidade para um debate aberto sobre a revisão da Carta Educativa. Anuncia para dia 17 de Outubro, segunda, às 21h30, um encontro na Escola Secundária Homem Cristo intitulado “Por uma educação moderna na construção de uma cidadania responsável”. Porfírio Silva será o orador convidado. O investigador e

Deputado na Assembleia da República faz parte da Comissão Parlamentar da Educação e Ciência e tem sido uma das vozes ativas em defesa da “Escola Pública” como “garantia do cumprimento do princípio de democraticidade aplicado à educação”.

A concelhia Socialista de Aveiro refere como fundamentais a implementação do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, os princípios de universalidade da educação, política educativa que garanta a diversificação do currículo, aposta no Ensino Profissional e reforço da Ação Social.

“A experiência pessoal e profissional de cada um de nós, elucida-nos que a metodologia de ensino classicamente utilizada no Ensino Regular quer nos cursos de Humanidades, quer nos cursos científico-tecnológicos deve no presente e no futuro absorver algumas das principais virtudes da metodologia pedagógica denominada de diferenciação que se aplica atualmente no Ensino Profissional e que formal e substancialmente atende ao ritmo individual de aprendizagem de cada aluno e ao seu progresso gradual”, refere uma nota da concelhia assinada por Jorge Miguel Gonçalves, Docente da Escola Secundária Homem Cristo, Advogado da Comarca Judicial de Aveiro e elemento do Secretariado da Concelhia do Partido Socialista de Aveiro.

Manuel Sousa, o líder da concelhia, questionava recentemente a maioria liderada por Ribau Esteves sobre a Carta Educativa por entender que nem só de obras vive a Carta (com áudio).