PS promove debate público sobre projeto para o centro da cidade de Ílhavo.

2019-03-07 07:54

Categoria: 

Concelho: 

A Concelhia de Ílhavo do Partido Socialista lança o debate público sobre o futuro do centro da cidade de Ílhavo.

Agendou para o próximo dia 13 de março, quarta-feira, às 21h30, no auditório da Junta de Freguesia de São Salvador, a iniciativa, sob o mote “Centro de Ílhavo: que futuro?”.

Este encontro terá moderação a cargo de Mário Ferreira de Almeida e contará com as participações de Fernando Nogueira (Professor da Universidade de Aveiro), Paulo Morgado (Vice-Presidente da Associação para o Estudo e Defesa do Património Natural e Cultural da Região de Aveiro) e Senos da Fonseca, ilhavense reconhecido pelo seu trabalho de historiografia das raízes culturais e sociais do concelho.

O Partido Socialista tem defendido que as alterações à organização espacial do centro da cidade devem ser “amplamente debatidas pela população e suas forças vivas”, sob pena de “se manter o deserto de vivências sociais que tem caracterizado a cidade”.

Essa visão crítica dá lugar ao debate sobre um projeto que o PS gostaria de ter visto mais debatido e amadurecido por entender que “persistem demasiadas dúvidas e muitas reservas sobre o que pretende a Câmara Municipal para o centro da cidade”.

Sérgio Lopes, Presidente do PS/Ílhavo, afirma que o Partido “dá assim o seu contributo para o debate público que a Câmara teima em não lançar, expandindo a discussão para além da penumbra dos gabinetes, envolvendo as pessoas, as associações e os comerciantes na procura das melhores soluções para a dinamização do espaço central da cidade.”

As questão de segurança e a "desertificação" do centro têm enquadrado algumas trocas de palavras entre os principais partidos e apesar da concordância quanto à importância de uma intervenção, o principal partido da oposição teme que mais uma obra de reabilitação não resolva, por si, os problemas.

A Câmara de Ílhavo aprovou, em Janeiro, o estudo preliminar de Requalificação do Jardim Henriqueta Maia, no âmbito do Plano de Ação de Regeneração Urbana de Ílhavo (PARU), inserido no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano do Município de Ílhavo, e já mostrou os primeiros traços da obra.

Trata-se de um investimento de cerca de 1 milhão de euros, com um cofinanciamento aprovado pelo CENTRO2020 em 85%.