PS preocupado com efeitos da ampliação do Glicínias.

2018-01-27 21:54

Categoria: 

Concelho: 

O Partido Socialista manifesta preocupação pelo processo de ampliação do Centro Comercial Glicínias em 26 000m2. Com a "luz verde" da autarquia às alterações ao loteamento na reunião desta semana foi dado mais um passo para o arranque das obras mas o PS teme pelo aumento de tráfego naquela área já "saturada".

Nas críticas ao processo, o PS diz que há “não vê da parte da maioria que governa a Câmara uma estratégia para Aveiro”; nota falta de estratégia de reabilitação do comércio local; falta de discussão pública; falta de garantias de que os novos acessos resolvam os problemas das acessibilidades e reclama a fiscalização apertada da obra relembrando que “algumas das contrapartidas contratualizadas com a entidade promotora estavam já definidas no protocolo de instalação do Centro Comercial com a mesma entidade, há 20 anos, e nunca chegaram a ser realizadas pela Vougainveste”.

Os vereadores do PS levantam dúvidas e temem pelo impacto da solução. “O Partido Socialista expressa a sua preocupação nesta obra que trará um reforço da polarização da zona do Glicínias, e um aumento de tráfego muito significativo numa zona que já tem problemas significativos nesta matéria”.

Defendem que uma questão com esta dimensão deveria merecer debate público e revela que o processo foi decidido pela presidência.

“Não foi dada oportunidade aos Aveirenses de se pronunciarem sobre este aumento da área do Centro Comercial Glicínias, nem sobre as contrapartidas que devem ser dadas pela entidade promotora, tendo sido já apresentado como decididas, quer as contrapartidas, quer o seu projeto final. Aliás, uma vez que esta é uma competência delegada no Presidente de Câmara, esta decisão não foi sequer votada em reunião de Câmara, mas apenas apresentada para conhecimento”.