PS diz que Estado e sociedade civil devem apostar no planeamento quanto à oferta de cursos de formação.

2015-02-25 16:11

Categoria: 

Concelho: 

"Educação e Sistema Produtivo" foi o tema do segundo debate promovido pelo Gabinete de Estudos do PS numa jornada precedida de visitas à Escola Profissional de Anadia e à empresa Quinta da Bágeiras por deputados eleitos por Aveiro.

Das conclusões do debate salienta-se a preocupação com a diminuição da natalidade e aumento da emigração, verificando-se um decréscimo no número de jovens a frequentar o sistema de ensino, “o que exige do Estado e da sociedade civil um maior planeamento e escrutínio relativamente à oferta de cursos de formação, com vista a salvaguardar a sua qualidade e a igualdade de oportunidades para os jovens que os possam vir a frequentar”.

“Por outro lado, para além das competências meramente técnicas, destacou-se a importância da formação poder vir a valorizar ainda mais o desenvolvimento pessoal dos jovens a nível das atitudes, com vista a que se possam integrar de forma plena no mundo do trabalho”.

Foi ainda referida a importância do planeamento da oferta formativa e da orientação vocacional dos jovens, a fim de se poder oferecer os cursos que melhor respondam às suas necessidades e perfil, assim como às exigências do mercado de trabalho da região.

A agenda para a Economia de Aveiro procura aprofundar a relação com a atividade económica do distrito, possibilitando, antes das eleições legislativas, construir e apresentar um Programa para Economia Distrital.