PS de luto pelo falecimento de fundador Joaquim Calheiros da Silveira.

2017-10-18 08:17

Categoria: 

Concelho: 

Joaquim Calheiros da Silveira faleceu aos 85 anos. Advogado de profissão foi um dos fundadores do PS e esteve diretamente ligado à realização, em Aveiro, dos congressos da oposição democrática. Foi vogal da comissão provisória da Câmara de Aveiro, em 1974, sob a liderança de Flávio Sardo, com figuras como Manuel Costa e Melo e Sebastião Marques.

Na condição de fundador do PS manteve sempre uma participação atenta à vida do partido e apoiou mesmo a candidatura de António Costa por considerar que era quem estava em melhores condições de discutir a vitória nas Legislativas.

O militante nº 39 do PS e nº1 do PS em Aveiro deixou marca na geração que hoje ocupa posições de destaque na cena política. Filipe Neto Brandão, deputado eleito por Aveiro, já falou sobre este desaparecimento.

"A notícia da morte de Joaquim da Silveira deixa-me profundamente consternado. Fundador do Partido Socialista, em cuja sede nacional o seu nome está hoje imortalizado, republicano de sempre, a ele ficaremos para sempre a dever uma parte da organização dos Congressos Republicanos e da Oposição Democrática de Aveiro, essa “nesga azul de Liberdade” (para citar a feliz imagem do Prof. Luís Farinha, proferida aquando das comemorações do 50 aniversário do Congresso Republicano do distrito de Aveiro de 1957) num país amordaçado. Decano dos advogados aveirenses, com Joaquim da Silveira morre o último de uma geração que honrou Aveiro, a democracia e o país. Até sempre, camarada..."

O corpo está em Câmara Ardente na Igreja de Santo António (ao Parque) e o funeral é esta quinta-feira, dia 19, às 16h, para o Cemitério Sul.