PS crítica Junta do Carmo por falta de disponibilidade para receber delegação Socialista.

2015-06-11 18:24

Categoria: 

Concelho: 

Partido Socialista e autarcas de freguesia eleitos pelo PSD voltam a estar em rota de colisão pela forma como se processa a abordagem partidária para debater assuntos da freguesia. Depois da Gafanha da Nazaré, agora é a vez da Gafanha do Carmo dar “nega” à concelhia de Ílhavo do PS que pretendia reunir para debater temas de interesse local no âmbito do Roteiro das Freguesias. O Presidente da Junta, Luís Diamantino, remeteu a concelhia do PS para os encontros da Assembleia de Freguesia e para a informação passada pelos eleitos locais do PS na Assembleia.

Na Gafanha do Carmo, o Partido Socialista de Ílhavo tem agendada reunião com a Direcção da Associação de Solidariedade Social da Gafanha do Carmo e visita ao Centro Comunitário da Gafanha do Carmo (15h30). Haverá também lugar a uma reunião com a Direcção do Grupo Desportivo Beira-Ria (17h). Ao longo do dia, os dirigentes e autarcas socialistas estarão também em contacto com a população.

“O pedido de audiência foi surpreendentemente recusado pelo Presidente da Junta de Freguesia da Gafanha do Carmo, o que merece a reprovação do Partido Socialista de Ílhavo, assinalando que esta atitude é negativa para saúde da democracia local e para os fregueses da Gafanha do Carmo, por terem na Junta um Presidente, que se recusa a dialogar com os Partidos Políticos”.

A Comissão Política do PS “lamenta” a posição assumida pelo autarca da Gafanha do Carmo por entender que “a manifestação de indisponibilidade em receber em audiência representantes do Partido Socialista de Ílhavo contraria os princípios básicos da prática e ética republicanas, e é bem demonstrativa de uma visão reduzida e redutora da nossa vida democrática”.

Luís Diamantino argumenta que os temas relativos à Freguesia da Gafanha do Carmo são abordados pelos membros eleitos com assento na Assembleia de Freguesia. E diz que sob a forma de “comitiva” ou cidadãos “poderão estar presentes nas Assembleias de Freguesia e no tempo oportuno colocar as questões que entenderem”. Na resposta dirigida ao PS, o autarca da Gafanha do Carmo diz que o eleito do PS ficou de falar com o executivo mas ainda não o terá feito.