PS apresenta esta quinta o candidato à Câmara de Ílhavo.

2017-01-18 07:55

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Partido Socialista dá o pontapé de saída no processo das autárquicas 2017, esta quinta, com o anuncio do candidato a Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo.

A Comissão Política do Partido Socialista de Ílhavo anunciará, publicamente, em conferência de imprensa, o nome do candidato e o dia será dedicado às primeiras declarações públicas nessa condição de candidato.

Conferência, esta quinta-feira, às 10h30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Ílhavo, local que pode ser considerado simbólico uma vez que marcou um dos momentos "tensos" do debate político em Ílhavo, neste mandato, com o PS a imputar responsabilidades ao PSD no custo do terreno, a quem acusou de "negligência", num processo judicial que fixou em cerca de 1 milhão de euros o valor a pagar ao antigo proprietário.

É o arranque de um processo autárquico marcado pelo trabalho “de base” da concelhia liderada por Sérgio Lopes que procura recolocar o PS na discussão das vitórias precisamente no ano em que se assinalam 20 anos desse afastamento do poder na Câmara Municipal quando Humberto Rocha perdeu a liderança para Ribau Esteves.

Nesse trajeto de 20 anos, o PS apresentou figuras como João Bernardo, João Oliveira e José Vaz que não conseguiram bater as candidaturas Sociais Democratas mas entre os socialistas há, hoje, a convicção de que as condições mudaram e o PSD não é "imbatível" revelando mesmo "dissidências".

Na corrida estará o atual presidente da Câmara, Fernando Caçoilo, que sucedeu a Ribau Esteves e que desenhou o projeto autárquico para um horizonte de dois mandatos. 

Faltará depois conhecer as candidaturas de PP, BE e CDU e saber que tipo de relação irão estabelecer com os dois partidos de "poder" e as suas candidaturas.

O cenário de coligações formais parece afastado mas só o perfil das candidaturas irá dizer qual o grau de "identificação".