PS apoia requalificação da escola de Esmoriz mas quer "compromisso" com a rede de escolas e pede envolvimento da Câmara de Ovar.

2018-07-13 10:44

Categoria: 

Concelho: 

Os Deputados do Partido Socialista assumem como relevante a requalificação da Escola Secundária de Esmoriz mas pedem ponderação quanto às obras e à rede escolar.

Lembram que a população da sua área de influência tem aumentado enquanto diminui o número de alunos que procuram esta escola, “facto que evidencia a necessidade de projetar o futuro desta escola como parte do desenvolvimento da comunidade em que se insere”.

Esta posição foi assumida no âmbito da discussão de projetos de resolução de diversos partidos que visavam a requalificação daquela escola.

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista admite não concordar que a aprovação de dezenas de Projetos de Resolução sobre escolas de todo o país “seja a forma adequada de promover uma estratégia nacional para a requalificação e modernização do parque escolar no seu conjunto”.

“Esse desiderato implica uma programação atempada e criteriosa, para melhor mobilização e aplicação dos recursos necessários, que não pode ser feita de forma parcelar”.

Rosa Maria Albernaz, Porfírio Silva, Fernando Rocha Andrade, Filipe Neto Brandão e Carla Tavares recordam que a requalificação prevista “foi inviabilizada por decisão do anterior Governo” quando interrompeu o plano de modernização das escolas secundárias e que aquela escola, sede de Agrupamento, “há décadas que não é objeto de obras de beneficiação, o que se nota, tanto no interior das instalações como na envolvente”.

Além do mais, os Deputados do PS/Aveiro asseveram que não podem alinhar o seu voto com quem não assume as suas responsabilidades.

“A requalificação da Escola Secundária de Esmoriz podia já ter avançado se a Câmara Municipal de Ovar tivesse tido a vontade e a força políticas para a incluir no mapeamento dos investimentos a concretizar no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial que ordena a aplicação de fundos comunitários na área da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro”.

Os deputados do PS dizem que a solução está nas mãos da Câmara Municipal de Ovar se esta “decidir, agora, mostrar outra vontade política conducente à requalificação da Escola Secundária de Esmoriz, trabalhando no âmbito da CIRA para priorizar esta requalificação”.