PS acusa Câmara de ter descurado obras de saneamento em Ílhavo. Autarquia garante que não descurou nada.

2017-12-12 17:59

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Partido Socialista de Ílhavo acusa a maioria Social Democrata de ter "descurado as obras de saneamento deixando arrastar este processo ao longo dos anos".

O projeto para a 'rede' na Gafanha da Boavista foi o mote para o debate em reunião de Câmara.

A Câmara de Ílhavo aprovou, por unanimidade, a abertura de concurso para a construção da rede de saneamento e águas pluviais na Gafanha de Aquém.

Numa parceria entre Câmara (águas pluviais) e ADRA (águas residuais) as entidades investem 2,9 milhões de euros para uma obra de 14 meses. A CMI assume 929 mil euros e a Adra cerca de 2 milhões. Depois da tramitação legal, a obra poderá arrancar no final do segundo trimestre.

A oposição do PS aplaude o avanço das obras na Gafanha de Aquém e o anúncio do projeto para a Gafanha do Carmo e Gafanha da Encarnação, em 2018, mas diz que "Ílhavo há muito deveria ter investido na conclusão da rede". (com áudio)

Fernando Caçoilo, Presidente da Câmara lembra que a opção "foi sempre para a inclusão das redes de águas pluviais nas empreitadas de saneamento" e que a necessidade de criar modelos associativos "gerou atrasos na altura de criação da ADRA".

O autarca revela que as redes foram integradas em modelos de desenvolvimento "que não podiam esquecer outras apostas igualmente relevantes". "Se calhar se tivéssemos feito só saneamento não teríamos o Museu e as casas da cultura. A política de investimento sempre foram equilibradas nas diferentes áreas de investimento".