Projeto Maior Idade premiado pelas boas práticas para um envelhecimento ativo. Seniores atuam hoje no Concurso Nacional de Talento Sénior nas Caldas da Rainha.

2017-11-16 09:11

Categoria: 

Concelho: 

O Projeto Maior Idade, de Ílhavo, foi premiado pelas boas práticas para um envelhecimento ativo.

A atividade desenvolvida no âmbito do Pelouro da Maior Idade da Câmara Municipal de Ílhavo tem vindo a ser reconhecida por diversas entidades regionais e nacionais pelas suas práticas inovadoras e promotoras de um envelhecimento ativo.

Assim, no âmbito do Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro, a candidatura submetida pelo Município de Ílhavo, que versa sobre o programa de atividade física Movimento Maior, é uma das três finalistas na categoria Saúde+.

Este projeto vai, por isso, ser destacado no 5.º Congresso Regional Envelhecimento de Ativo e Saudável que terá lugar no dia 28 de novembro, no Convento de São Francisco, em Coimbra.

Concorre com o projeto “Cuidados especializados para demência”, da União das Misericórdias Portuguesas – Unidade de Cuidados Continuados Bento XVI (Fátima) eo projeto “Estimulação Cognitiva: Prevenção da Fragilidade em Idosos”, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.

Já são conhecidos os 9 finalistas do concurso de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro), em estreita colaboração com os membros fundadores do consórcio Ageing@Coimbra (Universidade de Coimbra, Administração Regional de Saúde, Instituto Pedro Nunes, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e Câmara Municipal de Coimbra).

Na Categoria Vida+ o projeto “IDADE XXL”, da CEDIARA – Associação de Solidariedade Social de Ribeira de Fráguas (Albergaria-a-Velha) também está entre os finalistas.

As instituições candidatas estão localizadas em 49 dos 100 municípios da região Centro. Por sub-região, destacam-se a Região de Coimbra (52 candidaturas), Região de Aveiro (26 candidaturas), Beiras e Serra da Estrela (16 candidaturas) e Região de Leiria (15 candidaturas). Os municípios com mais candidaturas apresentadas são: Coimbra (27), Leiria (7), Pombal (7), Albergaria-a-Velha (5), Aveiro (5) e Góis (5).

Entretanto, o Grupo de Teatro Musical Sénior do Município de Ílhavo participa no Concurso Nacional de Talento Sénior CRIA55, Festival de Criatividade, Arte e Talento Sénior, dinamizado pela Rede de Universidades Seniores, que tem lugar hoje, dia 16 de novembro, no Centro Cultural das Caldas da Rainha.

O grupo é constituído por quatro seniores que irão demonstrar, durante cinco minutos, um número inovador na área da expressão artística. A prova apresentada foi alvo de uma seleção realizada a nível nacional, tendo ficado entre os “dez melhores talentos seniores do país”.