Projecto de requalificação do centro de Ílhavo “não será polémico” como o do Rossio em Aveiro - Fernando Caçoilo (CMI).

2018-07-13 17:11

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Centro Escolar da Gafanha de Aquém, a requalificação do centro de Ílhavo e do antigo Quartel de Bombeiros e a expansão da Rede de Saneamento na Gafanha de Aquém são apostas assumidas pela Câmara de Ílhavo que a Junta de São Salvador valoriza na sede de Freguesia e no lugar da Gafanha de Aquém.

No dia em que a cidade de Ílhavo assinala o 28.º aniversário da elevação a cidade, a Câmara e a Junta uniram-se numa 'jornada de trabalho'.

Debateram o Contrato Interadministrativo de Competências, os apoios financeiros e visitaram obras em curso.

O Centro Escolar da Gafanha de Aquém deverá entrar em funcionamento no início de 2019, nas férias de Natal.

Fernando Caçoilo afirma tratar-se de um equipamento relevante. (com áudio)

As obras no centro foram apresentadas pelo autarca como a continuidade da regeneração urbana. E a novidade, para lá da recuperação parcial do antigo Quartel dos Bombeiros é a renovação do Jardim Henriqueta Maia. Fernando Caçoilo diz que "é tempo de refletir e pensar em ideias" mas recusa um processo polémico como o de Aveiro garantindo que não haverá estacionamento subterrâneo. “Estamos a cimentar ideias mas, é uma obra para este mandato que custará 1,1 milhões”.

Confrontado pelo repórter da Terra Nova se o projeto para Ílhavo terá semelhanças arquitetónicas com o projetado para o Rossio, em Aveiro, respondeu que “não tem nada a ver, não será uma réplica ou sequer idêntico, nunca o será, nem teremos polémicas com o estacionamento subterrâneo, nada disso”, disse. (com áudio)

João Campolargo, autarca de Freguesia, espera que os investimentos em reabilitação permitam dar mais atratividade à Freguesia e não esconde que a cidade pode ganhar novos residentes. (com áudio)