Praia da Vagueira vai receber recargas de areia. Será "um dos primeiros passos" na estratégia de defesa da costa nacional.

2018-11-06 16:18

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Ministro do Ambiente confirma que as recargas de areia na Praia da Vagueira vão ser "um dos primeiros passos" na estratégia de defesa da costa nacional.

João Pedro Matos Fernandes diz que a 'defesa' deve apostar nos processos "o mais naturais possível". Esporões e outras soluções pesadas "estão a perder terreno". Em declarações ao programa “Prós e Contras” da RTP o Ministro deu um sinal da estratégia para uma reforço do cordão dunar com areias. (com áudio)

Entretanto o PSD quer ouvir no Parlamento todos os interessados no Programa para a Orla Costeira com destaque para as autarquias do Distrito diretamente afetadas pelas mudanças previstas.

O Grupo Parlamentar do PSD apresentou um requerimento entregue na Assembleia da República com vista à audição, com caráter de urgência, dos Presidentes de Câmara dos nove municípios abrangidos pelo Programa para a Orla Costeira (POC), entre eles o de Espinho.

O POC entre Caminha e Espinho propõe a demolição de edifícios, de restauração e habitação, tendo provocado alvoroço entre as populações afetadas, ao longo de 122 quilómetros, abrangendo a área territorial de nove municípios.