PP questiona Governo sobre efeitos de cortes no Instituto de Promoção Social de Bustos.

2017-06-10 10:35

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O CDS-PP questiona o Governo sobre a permanência em Oliveira do Bairro dos alunos do IPSB.

Numa pergunta enviada ao Ministro da Educação, os deputados do CDS-PP João Pinho de Almeida e António Carlos Monteiro, ambos eleitos por Aveiro, e Ana Rita Bessa e Ilda Araújo Novo, da Comissão de Educação e Ciência, questionam a tutela sobre o futuro do Instituto de Promoção Social de Bustos (IPSB), em Oliveira do Bairro.

Os deputados acusam o Governo de ter tomado uma decisão “cega”. Questionam se o Ministro tem conhecimento dos impactos dos cortes decretados e querem saber que diligências tomou, ou pensa tomar, para que os alunos do IPSB possam continuar a estudar no concelho de Oliveira do Bairro.

O futuro do IPSB está a motivar grande preocupação na comunidade escolar e respetivas famílias, devido à redução do número de turmas abrangidas pelo contrato de associação com o Estado.

“A administração do IPSB vê-se confrontada com a decisão de fechar a escola por falta de sustentabilidade financeira, tornando-se necessário encontrar soluções para que cerca de mil alunos (35% dos quais são beneficiários de ação social escolar, e 77 alunos possuem necessidades educativas especiais) continuem a estudar no concelho”.

Foram realizadas reuniões de urgência entre agentes políticos e a administração do IPSB sobre o futuro da escola, e o compromisso assumido por todos os candidatos à presidência de Câmara Municipal de Oliveira do Bairro foi o de lutar pela integração da escola na rede pública de ensino.