PP quer esclarecimentos sobre futuro do Banco de Leite de Águeda.

2018-01-26 08:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O CDS quer esclarecimentos do Governo sobre o futuro do acordo de cooperação com o Banco de Leite de Águeda.

Os deputados do CDS-PP João Pinho de Almeida e António Carlos Monteiro questionaram o Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social sobre o fim desse projeto.

Na pergunta enviada à tutela, os deputados do CDS-PP querem que o Ministro confirme a intenção de cessar o acordo de cooperação.

Questionam se o Ministro “tem noção da importância do tipo de apoios prestados pela instituição, a crianças dos 0 aos 6 anos, apoios esses que não são prestados por nenhuma outra instituição local”, e do risco a que estas crianças serão sujeitas com a cessação do acordo de cooperação, e ainda, uma vez que atualmente não existem, “que alternativas estão a ser preparadas para compensar a falta deste apoio”.

A Associação de Solidariedade Social, de Águeda, foi informada, pela Unidade de Desenvolvimento Social e Programas/Núcleo de Respostas Sociais, da intenção de não renovar o acordo de cooperação a partir de 30 de junho de 2018.

Como justificação, refere-se no ofício enviado à instituição que “os fundamentos que estiveram na origem da celebração deste acordo de cooperação atípico deixaram de existir, devido ao aparecimento de novos modelos de intervenção ao nível da ajuda alimentar a carenciados, encontrando-se o concelho de Águeda totalmente abrangido neste âmbito”.

O Banco de Leite tem, no âmbito do acordo em causa, desde a sua celebração em junho de 2001 até à data, dado resposta a todas as solicitações e apoiado crianças oriundas de famílias com carências económicas ou com fatores de risco de ordem social ou emocional, sinalizadas pelos serviços de saúde locais.

E confirma que continua a exercer a sua ação uma vez que este esforço não representa uma duplicação dos apoios prestados por outras instituições daquela área.

“Em estreita colaboração com várias outras IPSS, com a Autarquia de Águeda e com os serviços de saúde do concelho, o Banco de Leite apoiou com leite de lata ou UHT, em 2016, uma média mensal de 95 crianças, num total de 123. Atualmente, o Banco de Leite apoia e acompanha 97 crianças de 74 agregados familiares”.