PP defende deslocalização do pórtico do estádio.

2018-02-26 13:52

Categoria: 

Concelho: 

É o regresso dos pórticos na A25 à agenda política. Ribau Esteves disse na Assembleia Municipal que há ideias para tentar a retirada do pórtico do Estádio e os partidos movimentam-se para nova tentativa.

O Grupo Parlamentar do CDS-PP deu entrada, no Parlamento, de um Projeto de Resolução, cujo primeiro subscritor é o deputado António Carlos Monteiro, e no qual recomenda ao Governo que desloque o “Pórtico do Estádio” de forma a salvaguardar os interesses da economia local de Aveiro e de todos os que têm que se deslocar na malha urbana daquela cidade.

O processo de introdução de portagens nas SCUT é um dos pontos previstos no Plano Estratégico de Transportes e atravessou vários governos tendo expressão em outubro de 2010 com as primeiras portagens nas designadas Concessões SCUT do Grande Porto, Norte Litoral e Costa de Prata, seguindo-se-lhes em dezembro de 2011 as Concessões do Algarve, da Beira Litoral e Alta, da Beira Interior e da Interior Norte, terminando assim o regime SCUT em Portugal Continental.

O PP assume que a localização dos pórticos para a cobrança de portagens, nomeadamente nos pórticos que envolvem a cidade de Aveiro, não é a melhor e sugere a deslocalização.

“A colocação do pórtico de Aveiro na zona do Estádio Municipal, acabou por representar um constrangimento grave para todos aqueles que se deslocam diariamente na cidade, e tem motivado inúmeras queixas, quer por parte dos cidadãos, a título individual, quer por parte de empresas e instituições que se veem prejudicadas com a localização escolhida. Acrescente-se também, a título de exemplo, que não é aceitável que todos quantos se deslocam do centro de Aveiro para ir ao Estádio sejam obrigados a pagar portagem, como se estivessem a circular na A25”.

O regresso do tráfego à EN109 surge como uma das consequências nefastas para a população de Cacia onde o aumento no volume de tráfego tem gerado filas de espera de quase uma hora para percorrer cerca de 5km, causando clima de insegurança.

“Por outro lado, o aumento dos níveis de poluição, sonora e ambiental, tem também gerado alguma apreensão nos habitantes daquela vila, e toda esta situação preocupa, justificadamente, o atual Executivo da Junta da Freguesia de Cacia”.

O PP defende a deslocalização do pórtico localizado na A25 entre Esgueira e Aveiro Nascente (IC1/IP5), conhecido por “Pórtico do Estádio”, e já denominado por muitos como o “pórtico da injustiça”.

foto: Noticias de Aveiro