“Portagens nas antigas scut são ferramenta de extorsão das populações, dos trabalhadores e dos pequenos e médios empresários” - CDU.

2015-09-01 10:26

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A candidatura da CDU realizou, esta manhã, uma ação contra as portagens na EN 109. Diversos ativistas da CDU e a candidata Andrea Araújo (3ª da lista no distrito) contactaram com os utentes da estrada e vários populares que por ali passaram a pé. Esta ação teve como mote a contestação à imposição de portagens nas antigas SCUT, “enquanto elemento de encarecimento do custo de vida (direta e indiretamente), retração do desenvolvimento económico, degradação ambiental e das vias, aumento dos riscos de sinistralidade rodoviária”.

Foi ainda sublinhado o “carácter ruinoso” dos contratos de concessão realizados por PS, PSD e CDS. A CDU diz que as portagens tornaram-se “ferramenta de extorsão das populações, dos trabalhadores e dos pequenos e médios empresários”.

A candidatura lembra que “já houve múltiplas tentativas na Assembleia da República para aprovar resoluções que acabassem com as portagens” mas sem sucesso uma vez que “a maioria que sustenta o Governo (PSD/CDS) e a maioria dos deputados do PS, impediu sempre que tais iniciativas tivessem êxito”. “Nem o facto de serem eleitos pelo nosso distrito os fez mudar de posição”.