Polis Ria de Aveiro faz obras de 33,7 milhões na região.

2015-06-17 16:24

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Polis Ria de Aveiro e a Comunidade Intermunicipal de Aveiro (CIRA) apresentaram esta tarde o projecto Ria de Aveiro Weekend e o Plano de Marketing da Polis Litoral Ria de Aveiro.

O Parque de Exposições de Aveiro acolheu a conferência de imprensa de apresentação oficial do evento Ria de Aveiro Weekend marcado para o período compreendido entre os dias 26 e 28 de Junho na região. A organização preparou um fim-de-semana "dedicado à Ria e ao seu património natural e humano, único em Portugal". Destaque para a Regata de Moliceiros.

Em colaboração com a Polis Ria de Aveiro vai realizar-se ainda "um espetáculo arrebatador de música e luz", no Cais da Fonte Nova.

Ribau Esteves disse que há, este ano, um elemento distintivo que é a Campanha de Marketing "tendo como pretexto as operações de investimento para a valorização do espaço geográfico". As intervenções no âmbito do Programa Polis rondam, em Aveiro, uma verba de 33, 7 milhões de euros. O valor executado até agora ronda os 27,3 milhões.

Conhecem-se 24 empreitadas (13 já concluídas e 10 em curso).

O Concurso Público para a realização da empreitada de Requalificação e Valorização da Barrinha de Esmoriz, está a decorrer. O projecto custa 4 milhões de euros.

Na conferência de imprensa estiveram o Presidente da CIRA, Ribau Esteves, e a Presidente do Conselho de Administração da Polis Ria de Aveiro, Celina Ramos de Carvalho que referenciou os principais projectos. (com áudio)

O Ria de Aveiro Weekend tem para oferecer, ao longo do último fim-de-semana de Junho, "momentos culturais e lúdicos, conjugados com a adrenalina dos desportos náuticos e de atividades em equilíbrio com a natureza". Como é já costume, os barcos típicos embarcam naquela que é a Grande Regata dos Moliceiros da Ria de Aveiro, a partir das 14h30 de sábado, unindo a Torreira (Murtosa) à Cidade de Aveiro. Das 10 às 18h00, os visitantes "podem ainda admirar um encontro de embarcações clássicas ou fazer batismos de vela". E porque os Moliceiros são "os principais personagens da Ria", no domingo pelas 10h00, voltam a ser o foco das atenções com um Concurso de Pinturas de proas de Moliceiros, no Largo da Fonte Nova, em Aveiro. À tarde, a partir das 15h30, voltam à água para mais uma regata, esta apenas de exibição. O concerto de Luísa Sobral realiza-se no domingo, pelas 18h00, no Centro Cultural de Ílhavo.

Um outro momento especial fica reservado para o espetáculo único de projeção de Video Mapping que "vai focar todos os olhares" na fachada da Fábrica Jerónimo Pereira Campos na qual, todas as noites, de 26 e 27, pelas 22h00, 23h00 e 00h00, vai ser dada vida a formas, cores e ilustrações que personificam a Ria de Aveiro.

A campanha integra ainda, no programa do Ria de Aveiro Weekend, a apresentação oficial do Plano de Marketing Territorial, no final da tarde de 26 de junho, culmina com a inauguração do Roadshow Ria de Aveiro.