Pescadores e armadores querem reunião com a Ministra do Mar para debater quotas da sardinha.

2015-08-26 08:24

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Comissão de Acompanhamento da Pesca da Sardinha quer falar diretamente com a Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, para pedir um aumento das quotas assim como aumento dos apoios atribuídos nos períodos de interrupção. É um pedido que surge com carácter de urgência depois da reunião mantida, ontem, na Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos.

As organizações de produtores procuram convencer o Governo a permitir o aumento da quota de pesca de sardinha e querem um debate alargado sobre o regime de cessação temporária das atividades de pesca.

Com respostas já fixadas, não terá havido margem para debate isto porque o Governo já definiu compensações durante o período de interdição da pesca de sardinha.  Atingida a quota anual de pesca as embarcações estão obrigadas a parar. Nazaré e Peniche são, por agora, os primeiros portos afetados pela medida que gradualmente vai sendo alargada a todo o país.

O Governo alerta para os compromissos internacionais que estão definidos e diz que não há margem para aumento de quota. Os armadores consideram que o stock aguenta o alargamento.