Pedro Machado despede-se da Associação Nacional de Turismo com sentido de "dever cumprido".

2016-05-09 17:11

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Pedro Machado despede-se da Direção da Associação Nacional de Turismo. Passa à condição de presidente cessante da Direção a partir do ato eleitoral. A dois dias da Assembleia Geral Eleitoral, marcada para o dia 11 de maio de 2016, das 11h00 às 12h00, na sede da AHRESP, em Lisboa, Pedro Machado dirigiu um comunicado a todos os associados da ANT, aproveitando a título de despedida, para fazer o balanço deste mandato. Afirma sair com “profundo sentimento de tranquilidade e satisfação do dever cumprido”, desejando “as maiores felicidades à nova Direção”.

Recorde-se que a Associação Nacional de Turismo, foi constituída em Novembro de 2013, e contempla como fundadores as Entidades Regionais de Turismo do Algarve, Alentejo, Centro de Portugal, Porto e Norte de Portugal e a Direção Regional de Turismo da Madeira. Conta, atualmente, com 21 associados, dos mais diferentes setores, públicos e privados.

Sem fins lucrativos, a Associação tem como missão a gestão de uma plataforma de coesão e concertação entre os seus associados. No âmbito das políticas regionais e locais, a ANT visa constituir um fórum de coordenação de esforços e de concentração das estratégias adequadas ao desenvolvimento sustentado do Turismo nas suas diversas componentes.

“O Orçamento de Estado foi sempre uma das principais preocupações e lutas da ANT. Com notícias sucessivas de cortes aplicar às Entidades Regionais Turismo, a ANT assumiu a responsabilidade de sensibilizar o Governo, em particular, a Secretaria de Estado, para os efeitos nefastos e catatónicos destes cortes no funcionamento destas Entidades (demonstrando que alguns chegavam a roçar a ilegalidade)”.

O modo de funcionamento das Agências Regionais de Promoção Turística, o novo regime de alojamento local, a adesão da ANT enquanto Sócio Fundador da Associação do Turismo Militar Português e Integração nos Órgãos Sociais, a elaboração da “Agenda de Intervenção Pública da ANT – Biénio 2015-2017” e a elaboração e apresentação de contributos relativamente ao documento "Turismo 2020 - cinco princípios para uma ambição" foram alguns dos momentos de desafio para o novo organismo.