PCP quer programas de apoio à floresta a longo prazo.

2016-12-12 15:17

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Miguel Viegas, deputado do PCP ao Parlamento Europeu, quer mais atenção do Governo aos baldios e quer apoios europeus de longo prazo para a floresta.

O eurodeputado reuniu com o Conselho Diretivo dos Baldios da Freguesia de Arouca e lembrou que os baldios e a propriedade comunitária representam hoje quase 20% da floresta portuguesa.

“Neste sentido, são um parceiro indispensável para qualquer política de ordenamento florestal e como tal, deveria merecer outro tratamento por parte do Governo do PS que, no seguimento dos anteriores, vem pondo em causa a própria existência dos baldios”.

Ficou expressa a importância de um “verdadeira política florestal” com meios que possam viabilizar investimentos com retorno social e ambiental. Para Miguel Viegas “os atuais modelos de financiamento europeus não estão adaptados ao ciclo produtivo da floresta que demora décadas e não de compadece com programas de dois a três anos”.

Esta tem sido de resto uma velha reivindicação do PCP no Parlamento Europeu, exigindo programas de apoio com planos de apoios mais longos e que tenham em conta não só a plantação mas igualmente a manutenção e limpeza da floresta.