PCP preocupado com operações de reabilitação urbana.

2017-03-27 15:27

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O PCP alerta para a degradação e descaracterização do centro histórico de Aveiro e deixa nota de preocupação e protesto pela forma como estão a ser geridas operações urbanísticas de reabilitação.

Uma visita ao Bairro Histórico do Concelho, nomeadamente ao edificado envolvido pelas ruas Combatentes da Grande Guerra (antiga Rua Direita), Luís Cipriano e Batalhão Caçadores 10, onde decorre uma intervenção urbanística, foi o mote para a análise.

O tema veio a público numa intervenção da ADERAV que pede cuidados especiais com a reabilitação. Agora o PCP reforça o apelo.

“No terreno, contactamos alguns comerciantes da zona que nos apresentaram as suas preocupações, quer com a preservação do património histórico que caracteriza o bairro, quer com a proteção da obra, nomeadamente, das condições dos tapais e lonas que devem dignificar a rua minimizando, dentro do possível, aquela intervenção, para que o bairro continue a ser pólo de atração turística, centro de cultura, comércio e lazer”.

A Comissão Concelhia de Aveiro do PCP diz que o executivo PSD/CDS tem responsabilidades “na defesa da dignidade e proteção do património histórico e arqueológico edificado no Município, em plena zona histórica, e sobre a própria segurança pública” e apela à população para que “apresente o seu protesto ante a destruição e a descaracterização da sua zona histórica”.