PCP preocupado com investimentos no salgado para empreendimentos turísticos.

2017-08-01 18:21

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

CDU opõe-se à proposta da CMA de reconhecimento de interesse público municipal na regularização de exploração salícola.

O Partido esclareceu, esta terça, votou contra por considerar que “o planeamento do desenvolvimento do Concelho é alterado de forma casuística e ao arrepio de estudos e normas previamente estabelecidos, por forma a absorver um projecto de natureza económica”.

“Num processo em que também se sublinha a excecional rapidez do mesmo que, ao contrário de outros, teve o respectivo requerimento entrado nos serviços a 14 do corrente, foi aprovado em reunião de Câmara a 17 e ainda aprovado em Assembleia Municipal a 28”.

A CDU releva que o território concelhio onde decorre a exploração, devido à sua natureza, está especialmente protegido e tutelado, e que a sua exploração carece de autorização de diversas autoridades públicas, sendo que ainda não foram apresentados os respetivos pareceres positivos destas entidades.

A proteção do salgado enfrenta as dúvidas do PCP que não quer investimentos a qualquer custo na área do turismo que está a justificar a pressão sobre antigas marinhas. “Situação ainda que mais se estranha atendendo à recente inauguração naquela zona do CMIA(centro de interpretação ambiental) obra pública com intervenção camarária e que repete no essencial os objectivos e interesses alegados para o pedido de interesse público”.