PCP preocupado com financiamento da Fundação da Mata do Buçaco.

2016-10-21 20:29

Categoria: 

Concelho: 

O deputado do PCP ao Parlamento Europeu, Miguel Viegas, realizou, hoje, um encontro com a Fundação Mata do Buçaco, onde foi possível abordar as principais preocupações do PCP em relação a esse património.

Uma das principais dificuldades apontadas prende-se com a falta de verbas com dedo apontado pelo PCP ao anterior Governo PSD/CDS por "eliminar a possibilidade de transferência de verbas da administração central como contributo para as despesas de funcionamento da Fundação".

O PCP diz que se concretizaram os alertas do Partido aquando da própria constituição da Fundação, em 2009, pelo Governo PS. Fala em “total desresponsabilização do Estado sobre este património”.

Atualmente, a Fundação depende, em grande medida, das contrapartidas financeiras da Câmara Municipal da Mealhada e dos projetos de fundos comunitários. “Projetos que, pela sua duração limitada no tempo, condicionam o planeamento e a intervenção a médio e longo prazo neste importante espaço público”.

Têm sido iniciativas de carácter ambiental, cultural e turístico a contribuir para a divulgação do património afeto à Fundação. O PCP diz que é curto.

“Da parte do PCP, fica, uma vez mais, o compromisso de intervenção em defesa e valorização deste património ímpar, de continuar a batalhar para que o Estado volte a assumir as suas responsabilidades e contribuir para a concretização da candidatura a património da UNESCO”.