PCP manifesta pesar pelo falecimento de Luís Quintino.

2018-06-27 12:35

Categoria: 

Concelho: 

O PCP despede-se de Luís Quintino. DE Aveiro chega a mensagem de pesar pelo desparecimento de um dos seus históricos na Região.

Foi membro da Direcção da Organização Regional de Aveiro do PCP, do seu Executivo e Secretariado, onde foi responsável por diversas organizações concelhias, das quais se destaca a de Santa Maria da Feira, de que foi responsável por mais de duas décadas, e por frentes de trabalho específicas, nomeadamente as Autarquias, e o sector Corticeiro.

Actualmente Luís Quintino desenvolvia tarefas no plano do trabalho central do Partido.

A Comissão Concelhia de Ovar do Partido Comunista Português regista, “com profunda mágoa e tristeza”, o falecimento, aos 68 anos, de Luís Filipe Toca Quintino, militante comunista que se “entregou à luta em defesa dos interesses dos trabalhadores e do povo, contra o fascismo, pela liberdade e a democracia, pelo socialismo e o comunismo”.

Esteve fora do país entre 1970 e 1974 e aderiu ao PCP em 1972. Em 1974 voltou a Portugal e em Dezembro desse ano assumiu tarefas político-administrativas, como funcionário do Partido.

Entre Setembro de 1974 e Fevereiro de 1975, integrou no Comité Local de Lisboa do PCP e de seguida a Comissão Distrital de Aveiro. Em 1979, assumiu responsabilidades na Comissão Distrital de Viseu, regressando a Aveiro em 1981.

Foi membro de vários órgãos do PCP, dos quais se incluem a Direcção da Organização Regional de Aveiro do PCP, o seu Executivo e Secretariado, tendo sido responsável de diversas organizações concelhias, destacando-se Ovar e Santa Maria da Feira.

Foi responsável pela Organização Concelhia de Ovar desde o início da década de 80, função que se prolongou por mais de 20 anos, assumindo várias áreas de trabalho, incluindo diversas candidaturas nos mais variados quadros eleitorais.

Na última fase da sua vida, Luís Quintino encontrava-se ligado a tarefas inerentes ao trabalho central do Partido.

“Sempre encarou as suas tarefas com grande dedicação e sentido de responsabilidade e também de respeito e solidariedade para com todos os seus camaradas. O seu percurso constitui assim uma referência e um exemplo de homem comunista, pois dedicou a sua vida à causa da libertação e da emancipação humana”, afirma o PCP de Ovar.

Luís Quintino estará na Capela da Sr.ª da Graça, em Ovar, hoje, 27 de Junho, às 16h00 até ao dia de amanhã pelas 12h00, de onde seguirá para cerimónia reservada à família no crematório de S. João da Madeira, dispensando flores, intervenções, bandeiras e insígnias, como era a sua vontade.

foto: Ovarnews