PCP leva Baixo-Vouga ao Parlamento como forma de "pressionar" Governo a cumprir obras.

2016-02-03 09:50

Categoria: 

Concelho: 

Diana Ferreira, deputada do PCP, lembra que os rombos no Baixo-Vouga “têm sido uma constante”, obrigando a “intervenções de emergência” asseguradas financeiramente pela Câmara Municipal de Estarreja, com o apoio da Junta de Freguesia, numa operação que extravasa a competência dos Municípios e que é assumida para “minimizar consequências”. Salienta que há “inércia” dos sucessivos governos PS, PSD e CDS.

“Estas intervenções em nada resolvem o problema desta área de grande interesse para a região, uma vez que tal só poderá ficar resolvido com a conclusão do projeto existente para o Baixo Vouga lagunar e, consequentemente, com a conclusão do dique que poderá controlar a entrada e saída das águas nestes campos”.

O PCP regista que as obras no Porto de Aveiro e a má gestão das descargas das barragens para o Rio Vouga são fatores que agravam esta situação. Promete levar a questão de novo à Assembleia da República como forma de “pressionar as autoridades competentes a que resolvam de uma vez por todas esta situação”.

“Vale a pena lembrar que, meses mais tarde, em campanha eleitoral, Assunção Cristas (então ministra pelo CDS-PP), Luís Montenegro (então e agora líder do Grupo Parlamentar do PSD) e Ribau Esteves (Presidente da CIRA e dirigente do PSD) vieram passear-se para os terrenos do Baixo-Vouga anunciar que o problema estaria resolvido. A vida mostra que isso era só propaganda, e o futuro tratará de se encarregar quão comprometidos estão estes partidos na verdadeira resolução desta situação, pois é evidente que até hoje nunca o estiveram verdadeiramente”.

A jornada da deputada do PCP terminaria no concelho de Ovar, na Marinha, onde contactando com os agricultores escutou preocupações idênticas, pois os seus campos de cultivo tem vindo a ser inundados pelas águas salgadas da ria de Aveiro, deixando muitos destes campos salinizados, não sendo já aproveitados para qualquer atividade agrícola.