PCP lamenta chumbro de medidas de valorização da autonomia do hospital de Ovar.

2017-11-10 10:15

Categoria: 

Concelho: 

O PCP regista o chumbo de PS e PSD ao reforço da autonomia do Hospital de Ovar levado à Assembleia da República sob a forma de Projecto de Resolução.

O diploma foi apresentado pelas deputadas Diana Ferreira, Paula Santos e Carla Cruz e visa a defesa da autonomia do hospital - combatendo a tentativa de integração deste num agrupamento de Unidades de Saúde - bem como a exigência do reforço em meios técnicos e humanos, dos quais se destaca a efectivação do vínculo entre os trabalhadores precários.

O PCP defende a rejeição da criação da Unidade Local de Saúde que integraria o Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga, o Hospital Dr. Francisco Zagalo e a Rede de Cuidados Primários, conforme Plano de Negócios apresentado e recusado pela Câmara Municipal de Ovar, Assembleia Municipal de Ovar e Conselho Consultivo do Hospital de Ovar.

Os pontos 1 e 2 da Resolução de defesa da autonomia do hospital foram rejeitados pelos deputados do PS e PSD, sendo que os restantes foram aprovados por maioria, registando-se a abstenção do PS.

“A posição dos deputados do PS e PSD não surpreende e coincidem com as posições das estruturas locais destes partidos, que ainda na Assembleia Municipal de Abril se recusaram a admitir a manutenção da autonomia do Hospital de Ovar, defendendo a sua integração numa mega-estrutura que, conforme o PCP vem denunciando, criará imensos problemas quer em termos de governação clínica, quer em termos de qualidade dos serviços às populações”.