PCP a favor de reabertura da urgência de Ovar diz que nem todos os partidos têm sido "coerentes".

2017-01-26 21:37

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O PCP de Ovar dá apoio à reabertura do Serviço de urgência Básico (SUB) no Hospital de Ovar e diz que sempre defendeu esta causa.

Lembra que desde a primeira hora manifestou-se contra o esvaziamento de valências do Hospital de Ovar, que se traduziu no encerramento da urgência pediátrica e, pouco tempo depois, pela urgência geral, levadas a cabo em 2007 pelo governo PS de José Sócrates.

Acusa PS e PSD de não fazerem essa defesa de forma coerente. “O PCP valoriza e deixa claro que apoia, como sempre apoiou, toda a luta que se venha a desenvolver pela reposição dos serviços encerrados, nomeadamente as urgências, sempre em contacto com as populações, os utentes e os profissionais do SNS”.

O PCP afirma que se demarcou do protocolo assinado pela Câmara Municipal, então de executivo socialista, “que a troco de algumas contrapartidas permitiu o encerramento definitivo das urgências do Hospital de Ovar” e recorda que o PSD “ainda na última campanha eleitoral para as legislativas, afirmava preto no branco a sua intenção de privatizar mais hospitais para as Misericórdias”.

Analisa a articulação com o Hospital de São Sebastião como insuficiente.

“O Hospital de Feira é manifestamente insuficiente para atender todos os casos urgentes de uma área enorme, criando tempos de espera que chegam a ultrapassar as 12h, que mais do que apenas incómodo, são passíveis de gerar situações potencialmente fatais para os utentes”.