PCP exige ao Governo reforço de meios nas escolas de Ílhavo.

2018-02-13 19:17

Categoria: 

Concelho: 

O PCP toma posição sobre o protesto da semana passada no Centro Escolar da Senhora do Pranto devido à falta de funcionários e exige “intervenção pronta do Governo”.

A concelhia de Ílhavo vem a público relembrar que a “política de cortes na Educação seguida pelos sucessivos Governos de PS, PSD e CDS” tornou mais escassos os meios das escolas.

“Este é um problema geral que se manifesta por várias formas, dentre as quais, o insuficiente número de trabalhadores não docentes existentes em quase todas as escolas do País e que tende a agravar-se com o empurrar de responsabilidades que deveriam ser do estado central para as autarquias, tantas vezes sem meios e/ou competência para lidar com as responsabilidades que lhes são delegadas”.

O PCP chama a atenção para esta situação que classifica de “insustentável” por “comprometer o bom funcionamento, a higiene e até a segurança de toda a comunidade escolar e que prova que as promessas eleitorais do PSD nas últimas eleições eram, uma vez mais, apenas fogo de vista para conquistar votos”.

Afirma que são necessários 18 funcionários (10 para o Agrupamento de Escolas de Ílhavo e 8 para o Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré) e lembra ao Governo do PS “que de pouco serve cumprir as metas impostas pelo exterior (défice, juros da dívida, etc.) se as funções básicas do País colapsarem”.