PCP defende que há “sinais positivos na economia portuguesa”.

2017-05-23 11:10

Categoria: 

Concelho: 

O PCP promoveu o debate sobre o Euro e a situação económica do País.

A Fábrica das Ideias, na Gafanha da Nazaré, acolheu o debate promovido pelo PCP no âmbito da campanha nacional "O País tem direito: Produção, Emprego, Soberania - Libertar Portugal da Submissão ao Euro", que contou com a presença de José Lourenço, da Comissão de Assuntos Económicos do PCP.

Encontro marcado pelo otimismo com realce para os “sinais positivos na economia portuguesa”, em que o PCP realça a “recuperação de direitos e rendimentos” sem esquecer que o turismo e o baixo preço do petróleo.

“Da mesma forma, o aumento do consumo interno, apesar de positivo, precisa de ser alavancado numa política de aumento da produção nacional, sob pena de se converter num agravamento da relação já desequilibrada entre importações e exportações”.

A participação de Portugal no Euro continua a motivar a oposição do PCP contra as imposições decorrentes do Tratado Orçamental e da chamada União Bancária.

“Tais factos são, naturalmente, indissociáveis da discussão em torno da situação do sector bancário - cada vez mais em mãos estrangeiras - e da insustentável dívida pública - cujos juros apenas custam mais ao Orçamento de Estado do que o financiamento do Serviço Nacional de Saúde”.