PCP de Aveiro acredita em "viragem" na linha política do país.

2015-10-12 14:58

Categoria: 

Concelho: 

A Direção da Organização Regional de Aveiro do PCP regista como facto positivo das eleições a perda da maioria absoluta por parte da coligação de direita PSD/CDS e a possibilidade de construir uma alternativa de esquerda que seja capaz de inverter as políticas seguidas. Tiago Vieira salienta que o PCP está disponível para ajudar a construir uma alternativa de esquerda e ameaça com uma moção de rejeição se PSD e PP avançarem para o Governo.

“Tal como assinalado pelo Comité Central do PCP no seu comunicado de 06 de Outubro, esta situação abre importantes possibilidades de inversão de muitas das medidas tomadas nos últimos 4 anos e, apesar da tentativa da chantagem e manobras inconstitucionais por parte do Presidente da República, o PS tem a possibilidade efectiva de formar Governo. O PCP que decidiu apresentar uma moção de rejeição de um hipotético governo do PSD/CDS, não inviabilizará a formação de um Governo do PS. Em todas as circunstâncias, o PCP defenderá uma política patriótica e de esquerda para Portugal”.

Numa reunião de análise aos resultados das eleições, o PCP de Aveiro fala em reforço da CDU quanto ao número de votos mas confessa desilusão por não ter conseguido a eleição de Miguel Viegas por Aveiro.

“Os resultados no distrito refletem, grosso modo, os resultados nacionais. PSD e CDS perdem cerca de 43.000 votos correspondendo a 9 pontos percentuais e a CDU cresce 334 votos, subindo 0,27 pontos percentuais. Ainda que não conseguindo o objetivo de recuperar representação parlamentar pelo distrito, a CDU fica mais próximo de o atingir, continuando o crescimento já verificado em outras eleições, o que dá alento para todas as batalhas futuras”.