PCP critica posição assumida pela Câmara de Aveiro quanto à questão do canil.

2017-04-06 12:20

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Comissão Concelhia de Aveiro do PCP apresenta o seu protesto face às recentes declarações do Presidente da Câmara de Aveiro que considerou "insensata" a aprovação da Lei sobre centros de recolha oficial de animais. Essa lei aprovada por unanimidade prevê o fim do abate de animais e as declarações do autarca contra a lei foram tomadas como a defesa do abate.

Ribau Esteves já esclareceu que a crítica está relacionada com as dificuldades práticas de implementação da lei e o seu cumprimento integral. Para o PCP, a falta de condições do canil é uma questão que se tem arrastado no tempo e que responsabilidade a governação da autarquia ao longo dos últimos mandatos.

“O que a maioria PSD/CDS não explica é a razão de não haver qualquer estrutura física nem qualquer política efetiva em matéria de recolha de animais errantes e defesa da saúde publica. Os CRO são obrigatórios desde 2002 e são as câmaras municipais responsáveis pela sua edificação, manutenção e equipamento. Sendo esta responsabilidade acompanhada de um serviço veterinário para dar resposta às mais variadas situações(tais como apanha de cães, controlo de matilhas, condições para alojamento de cães agressores, suspeitas de raiva). Ribau Esteves ao invés de criticas avulsas, que arrepiam a legislação em vigor no sector e até a própria sensibilidade, poderia e deveria ter revelado quais as suas preocupações em matéria de política de adoção animal e preparação dos animais para a sua devolução à sociedade (vacinas, desparasitação...)”.