Paulo Portas quer elevar peso das exportações até 50% do PIB.

2015-04-24 16:30

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Vagos volta a ser a capital leiteira mas desta vez na produção de produtos à base de soja. A Câmara de Vagos admite que a inauguração de uma empresa do Grupo NUTRE é uma boa notícia pela aposta na indústria agro-alimentar com investimento de 14 milhões de euros e a criação de 40 postos de trabalho. Silvério Regalado, presidente da Câmara de Vagos, recordou o passado agrícola de Vagos para falar em relançamento da atividade. “Duas décadas volvidas e com a capacidade de bebidas de soja Vagos voltou a ser a capital do ouro branco”.

A empresa criada em Vagos resulta de uma parceria entre o grupo Martifer e os paquistaneses do “The Abraaj Group” que detém 80% do capital. A empresa quer apostar na redução substancial da importação de produtos derivados de soja, como bebidas, iogurtes, sobremesas e outros produtos para culinária, bem como barras de cereais, contribuindo, simultaneamente para o aumento das exportações nacionais.

Carlos Martins, do grupo Martifer, fala em orgulho pela capacidade de estabelecer parcerias que permitem a concretização de sonhos e superar a crise. “É verdade que o mundo não acaba com a crise tão cedo mas a crise também não vai acabar com o mundo. Temos obrigação de lutar todos os dias”. O empresário desafiou os Municípios da Região a criarem condições para fomentar a produção agrícola de soja de forma a controlar a cadeia de valor e garantir mais-valias para o país nesta área de negócio.

A fábrica da Nutre, instalada na Zona Industrial de Vagos, mobilizou um investimento de 14 milhões de euros, em parte financiados por programas da União Europeia, e tem capacidade para produzir, 40 milhões de litros de bebidas de soja, 10 milhões de iogurtes e outros produtos culinários e 35 milhões de barras de cereais por ano.

Este investimento permitiu a criação inicial de 40 postos de trabalho. Paulo Portas, vice Primeiro-Ministro, assume que o país está em viragem com mais crescimento e a aposta na captação de investimento e criação de empresas exportadoras. Quer caminhar para os 50% de exportações no PIB nacional. Paulo Portas defendeu, ainda, a redução de impostos como caminho a fazer de forma sustentada. (com áudio).

O vice-primeiro ministro inaugurou hoje, na Zona Industrial de Vagos, a fábrica de produtos alimentares NUTRE, resultado de um investimento do grupo Martifer com parceiros paquistaneses.