Partidos Políticos de Ílhavo discutem consulta pública ao projecto de armazenamento de petcoke no Porto de Aveiro

2014-12-17 16:30

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Os Partidos Políticos com assento na Assembleia Municipal de Ílhavo admitem "dúvidas" quanto aos dados do estudo da Universidade de Aveiro à qualidade do ar na região.

Admitindo que a capacidade da UA é inquestionável, assumem que a gestão de informação sobre o tema é crucial.

Desde logo pela forma como chega aos cidadãos que se queixam da poluição. Dina Ribau, do PP admite que os dados do estudo que garante uma qualidade do ar genericamente boa "não chega para tranquilizar". "Não sei se a população pode ficar descansada. Claro que a UA é credível, sendo os estudos sérios mas, a população precisa de informação mais pragmática. Muitas vezes esses estudos só são percebidos pelos técnicos especializados", disse.

Hugo Lacerda, do PS, considera que a falta de uma consulta pública na zona onde está implantado um equipamento que movimenta cargas de petcoke "deveria ser uma opção obrigatória". "Nas Juntas existe a tradição das pessoas terem conhecimento das coisas que ocorrem na localidade. As pessoas falariam umas com as outras, podiam aconselhar-se e ficar informadas convenientemente. Muita gente não sabe o que é o petcoke e teriam a possibilidade de se informar com pormenor. Pelo menos tem o direito de serem esclarecidas", vincou.

Para o representante do BE no programa “Discurso Direto”, os técnicos têm a palavra mas o estudo pode não corresponder ao tipo de análise que era necessária. "As pessoas poderão questionar a seriedade do estudo. As amostras podem não ter sido recolhidas na melhor altura. Os moradores na Gafanha são atingidos por poeiras e precisam de esclarecimentos rigorosos".

José Ângelo, do PCP, concorda que o estudo não é a solução para todos os problemas. "Não está tudo bem porque os senhores da UA o disseram. Tem de haver um plano público, aliás, o Direito Europeu consigna estas questões. Em termos ambientais há melindre e cuidados que tem de existir e neste processo houve, quase, ausência de cuidados", referiu no debate em torno do estudo sobre a qualidade do ar na Gafanha da Nazaré e sobre a consulta pública ao projeto de armazenamento de petcoke no Porto de Aveiro.