Parque Verde da Várzea vai ser realidade em Águeda.

2019-04-05 16:38

Categoria: 

Concelho: 

Encontra-se em fase inicial de implementação o projeto do Parque Verde da Várzea, cuja área de intervenção se localiza na cidade de Águeda, mais especificamente a norte da Rua dos Industriais, nas imediações do Mercado Municipal.

A totalidade do projeto contempla a criação de uma zona de lazer com parque de merendas, zonas de estacionamento de veículos e respetivos acessos, passeios e ainda a implementação de um sistema de iluminação sustentável através da energia solar.

No que diz respeito aos espaços verdes, está prevista plantação de árvores, arbustos e a colocação da sementeira de gramão resistente à seca, que se estenderá por todo o parque, incluindo as zonas de estacionamento.

Nas zonas de circulação e estacionamento de veículos, serão aplicadas grelhas de enrelvamento.

Paralelamente à Rua dos Industriais, será criado um passeio em pavimento permeável (betão poroso) e na zona adjacente à via será executada uma valeta, de forma a dar continuidade à valeta existente no troço da estrada mais a nascente do parque.

Ao nível da iluminação, está prevista a aplicação de candeeiros com luminárias de tecnologia LED, que, confome mencionado anteriormente, serão alimentadas por painéis solares. A área de iluminação abrange a zona de lazer, as zonas de estacionamento e os respetivos circuitos de peões e de veículos.

Estes candeeiros já estão a ser instalados no local e serão, brevemente, colocados em pleno funcionamento.

O parque verde, após concluído, permitirá o estacionamento de cerca de 247 veículos automóveis ligeiros.

 

 

 

Sobre a intervenção, Jorge Almeida, Presidente do Município, referiu: “Esta obra, que está ainda em fase inicial, vem dotar a baixa da cidade de uma nova infraestrutura que será bastante importante para dinamizar toda esta zona. Ao criar um espaço verde e um parque de estacionamento estamos, simultaneamente, a pensar nas famílias que habitam em Águeda e nas pessoas que se deslocam para a cidade por motivos diversos e necessitam de estacionar as suas viaturas.

Temos também efetuado uma série de intervenções para melhorar as vias públicas e de uma forma global garantir melhores condições de circulação em todo o concelho.”