PAN vai pedir aos bombeiros água para espaços de acolhimento de animais.

2017-08-28 09:21

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O candidato do PAN às eleições autárquicas de 1 de Outubro vai pedir às duas corporações de bombeiros de Aveiro, Bombeiros Novos e Bombeiros Velhos, o fornecimento de água à AMA - Amigos do Abrigo, na Quinta do Loureiro, associação de recolha e abrigo de animais abandonados em Aveiro.

O anúncio desta intenção foi feito no decurso de visitas que Jorge Morais realizou este fim de semana à AFECTU (Associação de Felinos e Caninos Todos Unidos) e à AMA (Amigos do Abrigo Quinta do Loureiro).

Foi no "terreno" que melhor domina que o PAN desenvolveu as primeiras ações de campanha. Nas listas do Partido estão figuras ligadas às associações de apoio aos animais.

Atualmente, a AMA alberga cerca de 100 cães, encontrando-se completamente lotada. Isabel Raposo aponta como necessidades urgentes a instalação eléctrica e fornecimento de água ao abrigo. Referiu, igualmente, a falta de donativos para o pagamento de procedimentos veterinários realizados em clínicas privadas, tendo apelado ao apadrinhamento de animais para quem não tem condições para adotar.

Fernando Santos e Aldina Gravato, da Afectu, referiram desafios semelhantes. Esta associação alberga cerca de 100 cães, encontrando-se também lotada. A Afectu necessita urgentemente de eletricidade no espaço, de voluntários comprometidos e assíduos e apoios para os tratamentos veterinários em clínicas privadas.

As associações confirmam ter solicitado apoio à Câmara de Aveiro para que os terrenos à volta sejam limpos, por receio dos incêndios, mas esses pedidos terão sido recusados ou esperam resposta.

A falta de canil agrava o problema. “Esta é uma realidade que urge mudar, é necessário dotar a Câmara das estruturas necessárias para fazer face a esta situação, bem como tomar medidas práticas, como a esterilização dos animais e a sensibilização dos munícipes para que nos próximos anos o abandono de animais domésticos entre em franco decréscimo”, afirmou Jorge Morais.

O candidato do PAN lamentou ainda o que entende ser “a falta de vontade política do atual executivo no cumprimento da legislação e sua incapacidade em acompanhar a evolução que a sociedade Portuguesa tem manifestado na relação com os chamados animais de companhia”.

A Comunidade Intermunicipal já está a desenvolver o projeto para a criação de três centros de recolha, em Ovar, Águeda e Aveiro, e nesta cidade espera vir a fazer aproveitamento de uma estrutura inacabada que chegou a ser desenhada para canil municipal.

O Pessoas-Animais-Natureza está na corrida à Câmara e Assembleia Municipal de Aveiro. Jorge Morais lidera a lista à Câmara mas a grande aposta é a tentativa de eleger um representante para a AMA.

As listas mereceram aprovação pelo Tribunal e os nomes são, agora, conhecidos. António Paulo Gonçalves Veiga, Catarina Sarabando Gomes, Pedro Filipe Oliveira Rodrigues e Marta Elisa dos Santos Dutra são os primeiros nomes da lista.

O mandatário da candidatura é António Paulo Gonçalves Veiga e a lista para a Assembleia Municipal conta competitivos Rui Alvarenga, Marta Dutra, Pedro Rodrigues, Raquel Cerqueira Peixoto Ala dos Reis e António Paulo Gonçalves Veiga.