PAN reclama medidas urgentes para garantir recolha de animais errantes.

2017-11-12 19:21

Categoria: 

Concelho: 

O PAN diz que as recentes queixas sobre animais abandonados, em São Jacinto e São Bernardo, confirma a urgência da construção de canil municipal.

Para o Pessoas – Animais – Natureza, agora com representação na Assembleia Municipal de Aveiro, faltam respostas que os alegados ataques de matilhas a outros animais e pessoas colocam a nu.

“Tais situações evidenciam a inexistência de meios estruturais e humanos, e ausência de vontade política no município de Aveiro no que respeita aos seus animais e ao incumprimento da legislação nesta matéria”.

O PAN afirma que falta um abrigo oficial para os animais abandonados em Aveiro e falta uma resposta alternativa que permita salvaguardar os animais errantes.

“Dada a gravidade e urgência desta situação exige-se que a Câmara Municipal de Aveiro estabeleça um protocolo com outra instituição, para que estes animais sejam acolhidos, esterilizados e encaminhados para adoção”.

O PAN – Pessoas – Animais – Natureza considera urgente a construção de um canil municipal que albergue condignamente os animais errantes do concelho, bem como a realização de campanhas de esterilização, campanhas de adoção e colocação de microchips nos mesmos.

Defende também que a autarquia deve dar apoio a instituições que estão no terreno. “Atualmente, estas associações não conseguem dar resposta a todos os pedidos de ajuda e de resgate por se encontrarem completamente lotadas”.