PAN dá nota negativa a projeto para o Rossio.

2018-06-04 07:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Pessoas Animais e Natureza afirma que o projeto vencedor do concurso de ideias para o Rossio revela uma “indiferença confrangedora em relação ao espaço verde” com passagem a “apontamento periférico, com menos importância do que o mobiliário urbano, comprometendo as zonas de sombra que permitem a permanência prolongada, bem como compromete a qualidade do ar e não permite o desenvolvimento de uma barreira para minorar a poluição sonora”.

É a primeira posição assumida pelo Partido que tem assento na Assembleia Municipal de Aveiro que fala em “aridez” que transforma o espaço numa área menos apelativa visualmente e mais “vocacionada para a realização de eventos pontuais, destinados sobretudo aos turistas e visitas cíclicas, esquecendo a população residente e as suas expectativas em relação a um espaço que é, em primeiro lugar, seu”.

Na posição assumida este fim de semana, o PAN criticou ainda a inclusão de estacionamento na proposta advertindo para uma operação “morosa” e “complexa” que pode “causar danos estruturais nas casas da zona envolvente”.

“Num momento em que as principais cidades e capitais europeias começam já a priorizar o desenvolvimento urbano sustentável e a tipologia de cidade que afasta a oferta desenfreada de estacionamento, o projecto revelado deflecte para a intenção de levar mais carros para uma zona já saturada de tráfego. Por outro lado, existem suficientes parques de estacionamento na cidade, muito perto do Rossio e que estão longe de ter um índice de utilização significativo;