Ovar: PS "sem dúvidas" quanto aos prejuízos da agregação de freguesias.

2018-10-06 10:41

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Assembleia Municipal de Ovar aprovou, por unanimidade, no passado dia 3 de Outubro, a Moção apresentada pelo PSD pela reversão da reforma administrativa que, em 2012, determinou a extinção das freguesias de Arada, Ovar, São João e São Vicente de Pereira.

O Partido Socialista de Ovar, através dos seus Deputados na Assembleia Municipal, votou a favor e lembra que se opôs à reforma administrativa Relvas e à consequente extinção de freguesias no Concelho de Ovar.

Na discussão da Moção, o Deputado Municipal Frederico de Sousa Lemos realçou, em nome do PS Ovar, que a Moção apresentada pelo PSD “não é mais que uma tentativa de acto de contrição daqueles que foram os únicos responsáveis pela extinção das freguesias do nosso Concelho”.

“Os Deputados do PSD têm, hoje, noção que erraram quando contribuíram para a reforma administrativa que agora dizem querer reverter”, esquecendo que “em 2012, o PSD foi o único partido em Ovar que nada fez para evitar a extinção das freguesias”.

Lembra que na altura, a Câmara Municipal, à data presidida pelo PS, aprovou um parecer que defendia, junto do Governo, a integral manutenção das 8 freguesias do Concelho.

“Parecer que Salvador Malheiro – na altura Vereador da Câmara Municipal e Presidente da Concelhia de Ovar do PSD – votou contra”.

Analisando o resultado da agregação de freguesias, “vemos que esta reforma administrativa continua a não merecer o acolhimento da nossa população”, e só não trouxe maior prejuízo para as populações porque “o Executivo da União das Freguesias vem, há 5 anos, a fazer um esforço enorme para que, apesar de este mapa administrativo que nunca quisemos e que não queremos manter, os fregueses de Arada, de Ovar, de São João e de São Vicente continuem a ter acesso aos serviços que tinham, com a mesma proximidade, e com a mesma qualidade”.

O PS vai mais longe e acusa a maioria de tratar de forma “escandalosamente desigual” a população de Arada, de Ovar, de São João e de São Vicente, “quando atribuiu a cada uma destas freguesias um apoio financeiro extraordinário equivalente a cerca de 1/3 da verba que atribuiu a Cortegaça, a Esmoriz, a Maceda e a Válega”.