Ovar: PCP pede reabertura da unidade de saúde de Maceda.

2019-12-24 08:27

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O PCP esteve em ação de rua junto à Igreja Paroquial de São Pedro de Maceda com a entrega de um documento pela reabertura do pólo de Maceda da USF Laços.

Esta ação do PCP denuncia em primeira instância a manutenção do encerramento do pólo de Maceda USF Laços, na única freguesia do município que não dispõe de um Centro ou Extensão de Saúde, agravado a condição de vida dos idosos e das pessoas sem viatura própria.

O PCP recorda ainda que esta Unidade de Saúde em Maceda foi inaugurada a 13 de Maio de 2016, equipamento há muito desejado pelo povo de Maceda sendo uma exigência com dezenas de anos.

Lembra também que por decisão do município de Ovar, este equipamento foi pago pelos munícipes de Ovar – quase meio milhão de euros – para ser encerrado menos de 2 anos depois.

O documento entregue aos macedenses também espelha a crítica persistente do PCP à Câmara de Ovar, pela forma voluntarista como desenvolveu todo este processo, assumindo este trabalho de requalificação, obras que deveriam então ter sido levadas a cabo pelo Ministério da Saúde.

“Esta foi, aliás, uma prática recorrente em várias autarquias geridas pelo PSD durante o governo Passos/Portas, que mais não fosse, servia para ilibar o então governo PSD/CDS de responsabilidades sobre esta matéria”.

O PCP que deu suporte ao Governo de António Costa responsabiliza a administração central pela orientação do SNS.

“Importa sublinhar que a gestão do Serviço Nacional de Saúde (SNS) é da responsabilidade da Administração Central, e esta compete ao Governo PS de Outubro de 2015 até hoje”.

Para os Comunistas o Governo não deve ficar refém de "racionais económicos" mas “encontrar soluções”.

“O povo de Maceda deve exigir e lutar pelo seu Centro de Saúde. Para tal efeito pode contar sempre com o apoio e solidariedade dos comunistas; O Ministério da Saúde deve assumir as suas responsabilidades e assegurar a prestação de cuidados de saúde de forma equitativa em todo o seu território, que inclui naturalmente Maceda; À Câmara de Ovar incumbe-lhe pressionar o Ministério da Saúde para que este cumpra as suas atribuições e competências”.