Ovar com "nova agenda" para a Cultura.

2019-12-20 17:39

Categoria: 

Concelho: 

"Potenciar a identidade local, qualificar os agentes do município, consolidar a aprendizagem criativa e fomentar a atratividade e competitividade do território" são os quatro vetores da Agenda Cultural do Município de Ovar para o primeiro trimestre de 2020.

Assim, na valorização da identidade local, a Câmara Municipal de Ovar apresenta na sua programação a secular tradição do Cantar os Reis (05 e 06 de janeiro), a Vitamina da Alegria – Carnaval de Ovar (de 01 a 25 de fevereiro) e as duas primeiras Procissões Quaresmais, das Cinzas e do Encontro (08 e 22 de março).

"Prosseguindo a estratégia de qualificação e valorização dos agentes locais", esta edição do Carnaval conta com o mais famoso 'bloco' de percussão do Brasil – o Monobloco – que, durante uma semana, vai dinamizar uma oficina de percussão com a comunidade carnavalesca local, alargada aos outros carnavais do país, que culminará com um grande espetáculo de abertura do Carnaval de Ovar 2020.

Através do programa EIXO – Programação para Crianças e Jovens e Mediação de Públicos – a autarquia vareira vai continuar a investir na aprendizagem criativa, dentro e fora da Escola, através de espetáculos, oficinas, workshops ou ações de formação.

Por fim, "e com vista à promoção da maior atratividade e competitividade do território", a presente programação conta com diversas propostas na área do turismo e traz ao Centro de Arte de Ovar espetáculos como 'Capitão Fausto' e 'A Criada de Zerlina' de João Botelho.