Ovar com execução do plano de atividades a 74% em 2015.

2016-04-09 13:09

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Ovar aprovou relatório e contas de 2015 com taxa de execução de 74,34% e um acréscimo de 33,62% comparativamente com o ano de 2014. “É a maior taxa de execução orçamental dos últimos 10 anos”, refere Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal.

No documento apresentado e de acordo com o presidente do Município, verifica-se ainda que, no decurso de 2015, o investimento em infraestruturas representa 57% do valor orçado o que constitui a terceira maior taxa de realização orçamental dos últimos 10 anos.

Observa-se também uma redução da dívida de médio e longo prazo (em 2014 valia 2,8 milhões, em 2015 apenas 1,6 milhões); um crescimento de 34% das despesas de capital correspondendo a mais de 9,3 milhões de euros investidos pelo município; o cumprimento da regra de ouro do equilíbrio financeiro; a melhoria dos rácios financeiros de médio e longo prazo; a redução do Prazo Médio de Pagamento para apenas 1 dia e a disponibilização de um saldo de gerência para 2016 de 7 milhões de euros.

De acordo com Salvador Malheiro, “estas contas refletem o trabalho e o investimento que temos vindo a concretizar a pensar nas pessoas, na qualidade de vida e no desenvolvimento do território. Continuamos a investir em áreas estratégicas e que identificámos como necessárias. Continuámos a fazer uma gestão rigorosa, mantendo o equilíbrio das contas municipais”, reitera o autarca, adiantando que “o Município de Ovar tem hoje mais qualidade de vida, mais recursos sociais e oferta cultural, mais investimento económico no território e mais sustentabilidade ambiental”.