Ovar: CIRA celebra Dia da Região com reunião do Conselho Intermunicipal.

2018-10-16 08:10

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) assinala pelo 5º ano consecutivo, o Dia da Região de Aveiro, com o encontro do Conselho Intermuncipal em Ovar.

A herdeira da Associação de Municípios da Ria desde 1989, após outras designações legais, foi fundada a 16 de outubro de 2008.

A celebração iniciou-se este sábado, 13 de outubro, junto da diáspora portuguesa e aveirense, em Paris, com uma receção da Câmara local à comitiva da Região de Aveiro, liderada pelo Presidente da CIRA e que integrou todos os Presidentes das Câmaras Municipais da Região de Aveiro, o Secretário Executivo da CIRA e o Presidente do Turismo do Centro de Portugal.

Ribau Esteves revela que os autarcas responderam a um convite da Câmara de Paris. E lembra que França é o país emissor de turistas para a região centro que mais cresce (com áudio)

Esta terça, às 14h45, terá lugar o Conselho Intermunicipal, nos Paços do Concelho do Município de Ovar. Os projetos conjuntos dos municípios são o foco deste encontro que dará atenção ao concurso de desassoreamento da ria.

O líder da CIRA afirma confiança no projeto. Diz que as descondianças estão associadas à exigência técnica e financeira do projeto que tem dois candidatos pré-selecionados (com áudio).

A celebração continua no dia 21 de outubro, domingo, com um concerto da Orquestra Filarmónica das Beiras, dirigida por António Vassalo Lourenço e acompanhada pelo pianista Nicolas Bourdoncle, pelas 17h00, na Casa da Cultura de Ílhavo. 

A encerrar as comemorações, o Mercado do Peixe de Aveiro recebe no dia 22 de outubro, segunda-feira o evento “Ao Sabor da Ria de Aveiro” com encontro de antigos e atuais Autarcas e prova de produtos regionais, pelas 19h30, com o Chef Tiago Santos (iniciativa de acesso reservado a convidados).