Ovar: BE questiona intervenção na Barrinha de Esmoriz.

2017-05-02 09:27

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O BE aproveitou o 1º de Maio para uma visita às obras de requalificação da Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos e conclui que sendo uma intervenção urgente e que “peca por tardia” gera preocupações.

Destaca a qualidade dos dragados que estão a ser bombeados diretamente para a praia. "Apenas os sedimentos de melhor qualidade seriam depositados diretamente na praia. No entanto verifica-se que o aspeto dos dragados que estão a ser depositados diretamente na praia levanta fortes dúvidas quanto à sua qualidade e quais os riscos da sua deposição em plena praia". 

Teme ainda pela questão da quantidade e pelo impacto orçamental e duração dos trabalhos que poderão influenciar a época balnear. E questiona a resolução de problemas a montante.

“Este é o caso dos efluentes da laguna (Ribeira de Rio Maior e Vala de Maceda), que nascem ambos no município da Feira e desaguam em Paramos (Espinho) e Esmoriz (Ovar). É também o caso das fontes de poluição difusas (ex. ligações clandestinas de esgoto a coletores de águas pluviais e até poluição industrial) a nascente da laguna, nas freguesias de Esmoriz e Paramos”.

As questões serão agora levadas ao conhecimento de Governo e Câmara de Ovar.