Ovar avança para investimentos em equipamentos desportivos de Válega.

2015-08-19 14:45

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Ovar vai avançar com duas obras estruturantes na área do desporto na freguesia de Válega e que representam um investimento municipal de quase 400 mil euros. Na próxima sexta-feira, às 18h45, o presidente da Câmara Municipal de Ovar e o presidente do Centro Cultural e Recreativo de Válega vão assinar o contrato programa de desenvolvimento desportivo, para a instalação de relvado sintético no Campo de Futebol 11 no Complexo Desportivo do Sargaçal, no valor de 295.446,86 euros, e a construção da Pista de Patinagem de Válega, no valor máximo de 100 mil euros, tratando-se do projeto vencedor da primeira edição do Orçamento Participativo de Ovar.

Para Salvador Malheiro, presidente da edilidade vareira, “tratam-se de dois investimentos estruturantes na área desportiva, que vêm dar resposta a um anseio da freguesia e que, entre outros, vão permitir um aumento da qualidade da oferta formativa, possibilitar a implementação de novas dinâmicas de intervenção sócio desportivas, criar condições para a organização de eventos nacionais e internacionais, potenciar o número de praticantes, melhorar a qualidade dos formandos e, consequentemente, potenciar melhores resultados desportivos e de formação”.

Acrescentando que a autarquia tem vindo “a investir no desporto, na formação de crianças e jovens, na fixação dos nossos jovens e no turismo desportivo, com reflexos diretos na dinamização da economia local e na projeção e capacidade de atração do Município de Ovar. Este é mais um passo para afirmar Ovar como um Município mais coeso territorialmente”.

O edil reiterou ainda que este investimento integra dois compromissos eleitorais. O primeiro “dotar as nossas associações desportivas com espaços e infraestruturas condignos para a prática das suas modalidades e espaços de formação, designadamente com o apoio à construção de relvados sintéticos em São Vicente de Pereira, Esmoriz, Cortegaça, Arada, Ovar e Válega”, previsto no plano de ação municipal 2013-2017; e o segundo “Implementação de Orçamentos Participativos”, sendo que a Pista de Patinagem de Válega representa a concretização no terreno do projeto vencedor do Orçamento Participativo de Ovar 2014/15, processo que mobilizou cerca de 14 mil pessoas em 2014.